Av. Presidente Vargas, 172 sobreloja - Garibaldi - RS
Contatos: Whatsapp (54)9924 1183 - Celular (54)8144 8356


Tensões Musculares


TRATAMENTO DAS TENSÕES MUSCULARES ATRAVÉS DA MASSAGEM MANUAL


A Tensão Muscular é fruto de uma intrincada e complexa cadeia fisiológica que tem como 'botão detonador' as respostas emocionais que são inerentes a cada pessoa.

Esta tensão tende a se acumular em determinadas partes do corpo de acordo com o mapa fisio-emocional individual, começando numa fase aguda até se tornar crônica, caso não venha a ser tratada.

Nem todas as pessoas ficam tensas nos mesmos grupos musculares que outras, pois existem diferenças significativas entre cada indivíduo na elaboração de emoções do dia-a-dia, tais como medo, preocupação, frustrações, ansiedades, tristezas, alegrias...

A tensão pode vir a se tornar um problema fisiológico constante se não for buscada suas causas primárias. A soma das tensões musculares adquiridas a partir da infância traduz, ao longo dos anos, uma 'couraça muscular'.

Esta espécie de armadura emocional vai escrevendo a geografia no corpo de cada pessoa, segundo sua própria história e dificuldades pessoais. Desta maneira, alguns sentimentos podem ser somatizados como: ansiedade, insegurança, medo, solidão, ressentimento, vergonha, etc.

A função da massagem é a de atuar nas áreas mais atingidas e tensas, efetuando um trabalho de relaxamento e melhor fluxo sangüíneo. Nesse aspecto, a massagem pode ser considerada como um agente atenuador primário pois vai agir primeiro superficialmente no corpo físico, atingindo, a seguir, o corpo emocional da pessoa, sempre dependendo da técnica utilizada e, principalmente, da sensibilidade da massoterapeuta.

A massagem atua no tecido conjuntivo dissolvendo bloqueios e expandindo a consciência corporal, procurando trazer uma sensação de bem-estar e equilíbrio, favorecendo o estado de saúde global e se tornando uma grande aliada no combate ao tratamento da tensão muscular mais prolongada.


A tensão muscular pode ser usada como um bom indicador do estresse físico e emocional. Toda tensão psicológica ou física se traduz por um aumento da tensão muscular, que tem como função preparar o corpo para uma situação de defesa. Quando essas situações ultrapassam o limite do organismo suportar o estresse, existe um processo de não recuperação do organismo, produzindo tensão muscular excessiva que terá ainda outros efeitos sobre o funcionamento do corpo.
Essa tensão muscular excessiva é responsável no estado de estresse pelas contrações dolorosas de certos músculos, os quais desenvolvem contraturas, denominadas Pontos-Gatilho ou Pontos Sensíveis (nódulos duros encontrados nos músculos).

IDENTIFICANDO SUA TENSÃO MUSCULAR


EFEITOS QUE PODEM ESTAR ASSOCIADOS AO AUMENTO DA TENSÃO
  • má postura: leva ao encurtamento muscular e estes quando forçados a um alongamento podem causar dor local e referida.
  • bruxismo: ranger dos dentes que podem ocorrer pela contração muscular crônica
  • cefaléia de tensão (ou de contração muscular): dores de cabeça que podem ocorrer devido ao aumento da tensão muscular e irritação dos pontos-gatilho.


Exemplo de ponto-gatilho e seu padrão de dor referida.





O ponto-gatilho (X) que produz a dor referida  pode estar associado com a cefaléia (dores de cabeça) de tensão. A atividade física é um meio eficaz de atuar nessas situações, pois além de agir diminuindo o stress, pode atuar na musculatura fazendo com que o tecido conjuntivo e a musculatura retornem ao seu comprimento natural. Além dessa ação há também o efeito sobre o tônus muscular, diminuindo-o pela sua ação sobre os órgãos proprioceptores, principalmente quando utilizam-se os exercícios de alongamento.

 IMPORTANTE

Para o relaxamento do Ponto sensível:
  • Realize sempre exercícios de alongamento ao final do seu treinamento.
  • A massagem no ponto-gatilho pode ter um resultado excelente tanto para o relaxamento muscular quanto para a postura.
  • A massagem suave pode também ser realizada antes, durante e após o alongamento.

EXERCÍCIO PARA RELAXAMENTO UTILIZANDO UMA BOLINHA


  • Manter a pressão por cerca de 10 segundos. Mover para outra área com ponto de tensão e repetir. Tente por cerca de 5-10 minutos.

















LEMBRE-SE
  • Se estiver tenso, relaxe seus ombros e realize exercícios de alongamento movimentando sua cabeça suavemente para os lados e para frente.
  • É importante que se esses sintomas forem persistentes o indivíduo procure um médico.

Fique por dentro...


Humm soninho bom!!!!

O primeiro passo para dormir bem é escolher corretamente o colchão e o travesseiro.

Colchão:

Não pode ser muito duro nem mole demais. Deve ceder na medida do conforto. Ao deitar a sensação precisa ser agradável, sem nenhuma dor ou incômodo. Se isso não acontecer teste outro tipo e modelo.

Muita gente não tem o hábito de trocar o colchão. Apesar de ser durável deve-se observar o prazo de validade estabelecido pelo fabricante.

É dificil apontar o material ideal porque isso é muito relativo e pessoal, mas entre os mais indicados estão os de mola produzidos atualmente e com alta densidade. Os chamados ortopédicos devem ser evitados, pois são pouco maleáveis e podem prejudicar a coluna.

Travesseiro:

Para aqueles que preferem dormir de lado, o modelo correto tem que ter um tamanho equivalente a cabeça e o colchão, quando estamos deitados.

Se a pessoa costuma passar a noite de barriga pra cima, o ideal é optar por um travesseiro baixo.

Óleos:

Os óleos impedem a perda de umidade e a cútis fica lisinha, lisinha.

Os óleos bifásicos e trifásicos tem maior poder de penetração e não deixam o corpo todo engordurado. Se sua pele for seca ou estiver ressecada antes de entrar no banho besunte-se inteira com óleo para reduzir as agressões.

Você sabia que...

...se complementar o treino com uma bela sessão de drenagem linfatica manual ou massagem modeladora, o trabalho realizado com os exercícios é potencializado, além de garantir mais saúde? Isso mesmo. A pratica que já é usada com sucesso no Japão e Estados Unidos.

Ameniza a retenção de líquidos, que causa aquele inchaço e desconforto terriveis, já que índuz a eliminação de toxinas através da urina ( que passa a ser em maior quantidade).

Auxilia a boa circulação prevenindo doenças cardiovasculares.

Funciona como um tratamento para celulite e gordura localizada.

Ajuda a reduzir varizes e edemas, melhorando o aspecto da pele.

Nutre e oxigena o organismo, e ainda modela o corpo.

Proporciona relaxamento, ameniza os efeitos da TPM e os sintomas pós-cirurgicos de lipoaspirações.



Salto mais baixo, coluna protegida

Um sapato poderoso arremata até o mais básico dos looks - é verdade! Mas, na moda do bico fino e do salto agulha, vale lembrar que esse modelo é considerado o vilão dos vilões entre os calçados femininos. Aumento da curvatura da coluna lombar (o famoso bumbum arrebitado), encurtamento dos músculos da panturrilha, sobrecarga excessiva nos dedos dos pés e o risco de torções são os principais problemas de usar salto alto todo o santo dia. Resultado: dores nas costas, nas pernas e nos pés e, a longo prazo, desvios de postura. "Tente optar pelo salto de 4 cm, o mais recomendado para uso diário". Então faça um rodizio de sapatos, alternando a cada dia salto alto e baixo, plataforma (sim, ela distribui melhor a pressão do corpo nos pés), anabela, escarpim e o tradicional salto quadrado.

Cuidados com os pés



Ficar sem esmalte ao menos uma vez por semana evita ataque de fungos
O inverno é sinônimo de botas e outros calçados fechados, mas, com a chegada da primavera e do verão, é hora de colocar os dedinhos de fora.

Para se preparar para encarar a sandália com pés bonitos e saudáveis, siga 11 essas dicas

1. Lave e seque muito bem os pés depois do banho para prevenir o surgimento de frieiras.
2. Nunca fique descalço em banheiros públicos.
3. Evite o uso de sapatos apertados.
4. Lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana. Não corte calos ou calosidades.
5. Prefira que um podólogo execute o corte de suas unhas, que não podem ser aparadas muito rentes.
6. Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade.
7. Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir.
8. Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos.
9 Se você ficou muito tempo em pé ou caminhou demais, faça uma massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada.
10. Procure andar descalça sempre que possível.
11. Role uma bola de tênis sob os pés para aliviar a dor das arcadas.

Outros cuidados importantes
... olhe onde pisa: Nada de sapato apertado! E salto alto com moderação, já que aumenta a calosidade. 
... atenção ao cheiro: Ventile os pés. "Procure ficar descalça. No calor, prefira sandálias e chinelos. Substitua a meia sintética pela de algodão. Ah, nunca use tênis sem meia", alerta a dermatologista Shirlei Borelli. 

... capriche na hidratação: Antes de dormir, faça massagem com um creme de hidratação intensa. Esse cuidado previne que a pele do calcanhar engrosse.

Produtos que mantêm os pés bem tratados




  1. Esfoliante de Pedra Pomes, Granado
  2. Creme gomage esfoliação a seco Principles, Racco
  3. Creme de massagem para os pés, O Boticário
  4. Creme hidratante, Schraiber
  5. Emulsão hidratante, Akaria
  6. Creme hidratante para os pés Dote, Betulla Cosméticos
  7. Escalda-pés com sais relaxantes, Verde Vivo
  9. Creme esfoliante para os pés, Amazônia Natural
10. Meias hidratantes para os pés, Atelier do Banho








Ginástica Facial






ELIMINE O QUEIXO DUPLO 

Pressione a língua no céu da boca até sentir a região do queixo um pouco rígida. Com os dedos indicador e médio dobrados, empurre a pele dessa área para o lado. Troque de mão e repita para o outro lado. Faça 20 vezes para cada lado









 SUAVIZE AS RUGAS DA BOCA

Coloque o dedo na base do nariz e, com concentração, tente alargar as narinas. Para isso, você deve sentir o nariz levemente franzido e a parte de cima da boca levantada. Faça 10 vezes








  

LEVANTE OS CANTOS DA BOCA


Com o polegar por dentro da boca e o indicador por fora, faça uma massagem do canto da boca até o biquinho. O movimento é de pequenas torcidinhas de baixo para cima. Repita 3 vezes para cada lado






APAGUE AS RUGAS DA TESTA E DA ÁREA AO REDOR DOS OLHOS


a. Arregale as sobrancelhas, abrindo bem os olhos até que apareça a parte branca do olho acima da íris.



 





b. Em seguida, aperte os olhos como se não estivesse enxergando alguma coisa. Faça 20 vezes



 






  
FIRME A MAÇÃ DO ROSTO



Sorria e, com os dedos indicadores, force um pouco os cantos da boca para cima. Conte até três e solte. Faça 3 vezes.

Vamos fazer Tai Chi...





Como aquecimento, vamos fazer um pouco de Tai Chi.


Faça assim para aliviar sua dor no pescoço e no ombro. 




                                                                Wa..wa..aaaaaaaa


                                          Mexa-se para a direita e para a esquerda.                   



Apenas faça assim. Não se force a fazer um 360° com a cabeça, só 180°. Abaixe-se um pouco como se fosse um perturbado. Repita algumas vezes até ficar cansado.




Pegue alguma coisa da sua mesa e bata na cabeça com força. Se vc continuar com sono bata com mais força!



Depois disso, mexa seus pés e balance o corpo desta forma. Faça como se ninguém ligasse e não esqueça de sorrir.


Mova seus pés e corpo dessa maneira… Faça como se não houvesse problema nenhum.



                         E agora, com mais vontade! Não ligue para o que os outros dizem.


Mande embora todo o seu estresse!



Se o seu chefe perguntar o que você está fazendo, mova a cabeça desse jeito e diga a ele que vc está morrendo de tanto trabalhar.


Automassagem para dores do dia-a-dia

ISSO IRÁ MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA.. 


Para aliviar as dores nas costas. Coloque uma bolinha de tenis entre a escápula e a coluna e deposite todo o seu peso até aliviar a tensão da área e imediações.



 
Para aliviar dores nos ombros faça pressão das pontas dos dedoe em todo o músculo da região. Repita o movimento até sentir alívio.




Quem usa sapato alto vai adorar este movimento. Coloque a bolinha sob os pés e deixe-os curvarem. Faça movimentos para frente e lados.

 



 
 Colocar a bolinha de tenis no limite entre o músculo do pescoço e o crânio. A posição deve ser feita até que ocorra o relaxamento.



 
Quando a dor de cabeça te pegar, pressione a parte superior do maxilar com o nó do dedo indicador por 15 segundos.





                                                 PONTOS DE DOR                                                              



Utilize seu dedão como se estivesse marcando sua impressão digital com um pouco mais de força e firmeza. O tempo de compressão dos pontos deve variar de 30s à 3min. Não  deve ser vigorosa  na primeira vez que tentar.



Ponto para dor no ombro.
Fica mais ou menos no meio entre as extremidades dos ombros e a base do pescoço 






Ponto para dor no punho
Fica no meio do pulso: no início do antebraço, na direção do dorso da mão, no sentido do dedo médio. 
  





Ponto para dor de cabeça. 
Faça o número 4 com as mãos: o ponto está localizado exatamente na dobra entre o polegar e o indicador. 




Exercícios para Torcicolo


Para alongar  os músculos e amenizar a dor do torcicolo, recomenda-se esses exercícios que devem ser repetidos várias vezes ao dia. A posição inicial é a mesma para todos eles; sentada numa cadeira, com a coluna completamente apoiada no encosto e com os ombros retos.

1. Dor na parte de trás do pescoço: leve a lateral da mandibula até o peito e volte. Repita com o outro lado.
2. Dor nos ombros: cruze o braço na frente do peito e gire a cabeça para o lado oposto. Repita com o outro braço.
3. Dor na nuca: abaixe a cabeça e tente encostar o queixo no colo.
4. Dor na lateral do pescoço: flexione o pescoço para o lado oposto ao da dor.

Namastê...


 O Reiki é uma terapia que utiliza a energia vital ou universal para reequilibrar o organismo, a todos os níveis. Sendo uma terapia milenar, com origem no Japão.
O Reiki tradicional é o mais fiel aos ensinamentos do Dr. Mikao Usui. 




Uma sessão de Reiki necessita apenas de um participante com vontade de receber e de se entregar à cura, de reordenar a sua vida material, emocional, mental e espiritual e de viver mais pleno e feliz. 

Os cinco princípios do Reiki caracterizam bem esta terapia e filosofia de vida; 
  • Só por hoje, não se irrite;
  • Só por hoje, não se preocupe
  • Só por hoje, agradeça pelas suas bençãos, respeite os seus pais;
  • Só por hoje, faça o seu trabalho honestamente;
  • Só por hoje, demontre amor e respeito por tudo o que é vivo:




Duração: 50 a 60 min.

Visitas